Pele e Glândulas


Pele
A pele é o maior órgão do corpo humano (16% do peso corpóreo total) e recobre a superfície corporal. É constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica chamada de epiderme e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica conhecida como derme. Abaixo e em continuidade com a derme, se encontra a hipoderme ou tecido celular subcutâneo (é um tecido conjuntivo frouxo que pode conter células adiposas), que não faz parte da pele, apenas lhe serve de união com os tecidos adjacentes.
A pele desempenha função de proteção, tanto contra a perda de água como contra o atrito. Responsável também pela percepção do ambiente externo, através de suas terminações nervosas sensitivas, que enviam informações para o Sistema nervoso central. Além disso , por meio de seus vasos sanguíneos glândulas e tecido adiposo, auxilia na termorregulação e excreção de varias substâncias.

Epiderme:
Constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Apresenta quatro tipos principais de células: os queratinócitos(mais abundantes),os melanócitos,as células de Langerhans e as de Merkel. Sua espessura e estrutura variam de acordo com o local estudado(sendo mais espessa e complexa na palma das mãos e planta dos pés, que se distingue da pele fina do restante do corpo , principalmente pelo numero de camadas).
Estas camadas são:
·        *  Camada basal – constituída por células prismáticas ou cuboides, basófilas, repousando sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme. É rica em células tronco e junto com a camada seguinte, a espinhosa, é responsável pela renovação da pele, por isso é chamada de camada germinativa. A camada basal contêm filamentos de queratina , que vão se tornando mais numeroso á medida que se avança para a superfície.
·        *  Camada espinhosa – formada por células cuboides ou ligeiramente achatadas , de núcleo central, citoplasma com curtas expansões que contém feixes de filamentos de queratina(tonofilamentos). Essas expansões se mantém unidas as células adjacentes pelos desmossomos, o que dá a cada célula o aspecto espinhoso, ambos são importantes na manutenção da coesão entre as células da epiderme e na resistência ao atrito. Nesta camada também existem célula tronco, auxiliares na renovação da pele.
·         * Camada granulosa – possui apenas de 3 a 5 camadas de células poligonais achatadas de núcleos centrais e citoplasma carregado de grânulos basófilos(chamados de grânulos de querato-hialina, que não são envolvidos por membrana). Existe também nesta camada os grânulos lamelares, vistos somente ao microscópio, formados por bicamadas lipidicasve envoltos por membranas, que são responsáveis pela impermeabilização que impede a desidratação das células.
·         Camada lúcida – mais evidente na pele espessa é constituída por uma camada delgada de células achatadas, eosinófilas e translúcidas, cujos núcleos e organelas foram digeridos por enzimas dos lisossomos. O citoplasma apresenta numerosos filamentos de queratina. Presença de material eletro-denso.
·         * Camada córnea – tem espessura muito variável, constituída por células achatadas, mortas e sem núcleo. Com citoplasma repleto de queratina.

Geralmente a pele espessa apresenta as cinco camadas descritas , e na pele fina falta frequentemente as camadas granulosa e a lúcida, sendo a camada córnea muito espessa.




. Melanócitos : produz a melanina, um pigmento marrom escuro , que se encontra na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme. São derivados da crista neural embrionária e apresentam citoplasma globoso, de onde partem prolongamentos que se ligam as células da camada basal e da espinhosa para transferir para elas os grânulos de melanina. Os melanócitos formam hemidesmossomos para se prender a membrana basal.

. Células de Langerhans : células muito ramificadas, localizam-se em toda epiderme entre os queratinócitos, sendo mais frequentes na camada espinhosa. Se originam das células percursoras do sangue na medula ossea. Estas células são capazes de captar antígenos, processa-los e apresenta-los aos linfócitos T, tendo papel importante nas reações imunitárias cutâneas.
. Células de Markel : existem em maior quantidade na pele espessa, especialmente na ponta dos dedos. Apresentam grânulos citoplasmáticos eletro-densos, de composição desconhecida. Estas células se localizam na parte profunda da epiderme, apoiadas na membrana basal e presas aos queratinócitos por meio de desmossomos. Em contato com a base das células de Merkel existe uma estrutura em forma de disco , onde se inserem fibras nervosas aferentes (conduzem impulsos ao sistema nervoso central). São consideradas mecano-receptores.

Derme :
Camada de tecido conjuntivo onde se apóia a epiderme , e que une a pele ao tecido celular subcutâneo. Apresenta espessura variável de acordo com a região estudada, chegando a no máximo 3mm na planta do pé. Tem a superfície irregular , onde existem saliências, chamadas de papilas dérmicas (que aumentam a área de contato entre a derme e a epiderme) , sendo mais frequentes nas zonas de atrito e sujeitas a pressões.
A derme é composta ainda por duas camadas a papilar ( mais superficial e delgada, constituída por tecido conjuntivo frouxo) e a reticular (mais profunda e espessa, o tecido conjuntivo denso). Ambas as camadas contém muitas fibras elásticas, responsáveis pela elasticidade da pele. E além dos vasos linfáticos e sanguíneos e dos nervos , pode-se encontrar na derme : folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

Hipoderme :
Formada por tecido conjuntivo frouxo, que une de maneira pouco firme a derme aos órgãos adjacentes. Responsável pelo deslizamento da pele sobre os órgãos em que ela se apoia.
Dependendo da região e do grau de nutrição do organismo, a hipoderme pode ter uma camada de tecido adiposo de espessura variável, chamada de panículo adiposo, que serve de reserva energética e proporciona proteção térmica.


Glândulas da pele

Glândulas sudoríparas :
As glândulas sudoríparas são muito numerosas e se encontram em toda a pele, exceto regiões como a gande. Estas glândulas são tubulosas simples enoveladas, cujos ductos se abrem na superfície da pele (ductos não ramificados, com menos diâmetro que  a porção secretora, que se localiza na derme). As células secretoras são piramidais e entre elas e a membrana basal se localizam as células mioepiteliais.
Nestas glândulas existem as células escuras(adjacentes ao lúmen apresentam muitos grânulos de secreção contendo glicoproteínas) e as células claras (localizadas entre as células escuras e as mioepiteliais , não contem grânulos).
 A secreção destas glândulas é o suor , liquido constituível de água e sais minerais,que auxiliam na termorregulação.



Glândulas sebáceas :
As glândulas sebáceas situam-se na derme e os seus ductos desembocam geralmente nos foliculos pilosos, sendo que em regiões como lábios e glande , eles se abrem diretamente na superficie da pele. Estas glândulas são alveolares, e comumente varios alvéolos desembocam em um único ducto curto ( os alvéolos são formados por uma camada externa de células epiteliais achatadas que repousam sobre uma membrana basal). Secretam um produto de natureza lipidica que contém triglicerois , ácidos graxos , colesterol e estereis. A atividade dessas glândulas é muito estimulada pelos hormônios sexuais.
 



0 comentários:

Postar um comentário